Da Inovação à Prevenção: Qual Seria o Papel da Comunidade Empresarial e da Tecnologia no Combate aos Sequestros em Maputo?

O Papel da Comunidade Empresarial e da Tecnologia no Combate aos Sequestros

Introdução

Igual às populações nos subúrbios que sobrevivem sem o mínimo de condições convencionais que deviam ser garantidas pelo governo, achamos que os empresários ao benefício da tecnologia actual possam fazer mais outro esforço para sobreviver ao fenómeno. 

A onda de sequestros que assola Maputo e preocupa o resto do país, tem revelado a urgente necessidade de abordagens inovadoras para garantir a segurança da comunidade empresarial e dos cidadãos em geral. Conforme como se noticiou na noite de quarta-feira 24 de Julho de 2024 arredores do Hotel Vip na cidade capital. 

Este artigo explora duas frentes cruciais nessa batalha: as medidas preventivas que podem ser adotadas pela comunidade empresarial e o papel fundamental da tecnologia na prevenção e investigação desses crimes. Claro, depois de apresentarmos a opção de criação de empresas privadas para auxiliar na investigação dos raptos. O qual pode conferir, caso não tenha lido, clicando AQUI

Embora seja fruto de uma mera imaginação como se pode desencadear esse aparato todo, com vontade e fé, talvez, pode ser uma das soluções. Pois, que não tem cão, caça com gato. Não vemos a vida no país sem os empresários estrangeiros que muito fazem para este belo país. 

Aliás, antes mesmo de chegarem ao nível dos "raptos por duze", podia-se experimentar seguir uma das medidas apresentadas. Infelizmente, nenhuma delas vem do Kigali, de onde alguns especulam temendo que seja mais uma situação de crise em que poderemos ser obrigados a deixar as FDS ruandesas tratarem do assunto. 

Medidas de Prevenção para a Comunidade Empresarial

1. Criação de uma Rede de Alerta Comunitário

A comunidade empresarial pode estabelecer uma rede de comunicação rápida e eficiente. Utilizando aplicativos de mensagens criptografadas ou sistemas de alerta personalizados, os empresários podem compartilhar informações em tempo real sobre actividades suspeitas ou ameaças iminentes.

2. Treinamento em Segurança Pessoal

Investir em programas de treinamento em segurança pessoal para empresários e funcionários-chave. Estes programas podem incluir:

- Técnicas de conscientização situacional;

- Protocolos de resposta a ameaças;

- Práticas de comunicação segura;

- Direção defensiva e evasiva. 

3. Diversificação de Rotinas

Encorajar a adopção de padrões de comportamento menos previsíveis:

- Variar rotas e horários de deslocamento;

- Alternar entre diferentes locais de trabalho;

- Utilizar diferentes veículos. 

4. Implementação de Protocolos de Segurança Corporativa

Desenvolver e implementar protocolos rigorosos de segurança nas empresas:

- Controlo de acesso avançado;

- Sistemas de vigilância integrados;

- Protocolos de resposta a emergências. 

5. Cooperação com Forças de Segurança

Estabelecer canais de comunicação directa com as autoridades locais:

- Compartilhamento regular de informações;

- Participação em programas de prevenção ao crime;

- Colaboração em iniciativas de segurança comunitária. 

6. Fundo Coletivo de Segurança

Criar um fundo comum para investir em recursos de segurança compartilhados:

- Contratação de serviços de escolta;

- Implementação de sistemas de monitoramento em áreas-chave;

- Financiamento de tecnologias de segurança avançadas. 


O Papel da Tecnologia na Prevenção e Investigação

1. Sistemas de Vigilância Inteligente

Implementação de câmeras com inteligência artificial capazes de:

- Detectar comportamentos suspeitos;

- Reconhecer veículos e indivíduos procurados;

- Alertar autoridades em tempo real. 

Salientando que o Japão acaba de ensaiar e introduzir numa das cadeias de supermercados - a AEON, o sistema de inteligência arteficial chamado Mr. Smile. E em que a partir de rostos, o sistema consegue detectar alguns comportamentos. Como empresários podem desde pensar em importar e secretamente montarem nas suas lojas e residências e instalar de forma integrada com outros sistemas e meios de alerta em casos de perigo eminente. 

2. Rastreamento GPS Avançado

Utilização de dispositivos de rastreamento discretos e sofisticados. Existem alguns que até aparecem à venda nos mercados digitais chineses como os da Aliexpress, em que podesse:

- Implantar em veículos e objectos pessoais, uma vez que são capazes de transmitir localização mesmo em áreas com pouco sinal e integra-los a sistemas de alerta automático. 

3. Análise Preditiva de Crimes

Uso de bigdata e algoritmos de aprendizado de máquina para:

- Identificar padrões nos sequestros;

- Prever áreas e horários de maior risco;

- Optimizar o patrulhamento policial. 

É aparentemente um trabalho árduo, mas pode ser muito valioso se for implementado usando essas possibilidades e pode prevenir outras situações adversas. 

4. Drones de Vigilância

Implantação de drones equipados com câmeras de alta resolução e sensores térmicos:

- Monitoramento de áreas de alto risco;

- Resposta rápida a incidentes em andamento;

- Colecta de evidências durante e após os crimes. 

5. Blockchain para Rastreamento de Ransoms

Acreditamos que como tratando-se de empresários, não seja difícil saber sobre o que concerne esses aspectos ligados à tecnologia. A utilização da tecnologia blockchain pode servir para:

- Rastrear pagamentos de resgate;

- Identificar e bloquear contas associadas a criminosos;

- Criar um sistema transparente de registro de incidentes.

6. Aplicativos de Segurança Pessoal

Desenvolvimento de aplicativos móveis especializados:

- Botões de pânico com geolocalização;

- Compartilhamento de rotas em tempo real com contactos de confiança;

- Integração com sistemas de segurança corporativos e policiais. 

7. Análise Forense Digital Avançada

Investimento em ferramentas de análise forense digital. Provavelmente África do Sul tenha algumas alternativas concretas sobre este aspecto, uma vez que é uma parte da Europa pairando por este canto da África Austral em termos de domínio tecnológico na região. Então, a análise forense podia ajudá-los em:

- Recuperação de dados de dispositivos danificados ou criptografados;

- Análise de metadados para reconstruir eventos;

- Identificação de conexões entre diferentes casos de sequestro. 

Conclusão

A combinação de medidas preventivas adotadas ou que poderiam ser adotadas pela comunidade empresarial e o uso estratégico de tecnologias avançadas oferece uma abordagem multifacetada para combater a onda de sequestros não só no Maputo. Esta estratégia não apenas fortalece a capacidade de prevenção, mas também aprimora significativamente as habilidades de resposta e investigação.

Para que estas medidas sejam eficazes, é crucial que haja uma colaboração estreita entre o sector privado, as autoridades e a comunidade tecnológica. Além disso, é fundamental que a implementação dessas soluções seja acompanhada de um marco regulatório adequado, garantindo o equilíbrio entre segurança e privacidade.

Ao adotar esta abordagem inovadora e integrada, Maputo tem o potencial não apenas de reduzir drasticamente os casos de sequestro, mas também de se tornar um modelo de segurança urbana para outras cidades que enfrentam desafios semelhantes. 

O caminho à frente exigirá investimento, cooperação e uma visão de longo prazo, mas os benefícios para a segurança e prosperidade da cidade serão inestimáveis. Se bem que há alguma vontade nisso(...)


Nota: Às vezes há que considerar outras alternativas fora da caixa quando pensamos nas soluções e medidas a tomar. Pode dar-se o caso de alguns moradores de rua, molowenes, pequenos vendedores ambulantes, etc, terem pistas efectivas sobre a rota e indícios dos raptores. Mas terem dificuldades de partilhar o que vêem, sabem e outros detalhes que seriam fundamentais na investigação.

Comentários