Excesso de Zelo, na manutenção da ordem pública

O que é Excesso de Zelo? 

Uma dentre tantas situações que mais me incomoda em Moçambique é sobre a forma como se exerce o poder, por parte das autoridades polícias ou das FDS, em situações de manifestações do povo.

O excesso de zelo por parte das autoridades, como a polícia, refere-se a situações em que os agentes de aplicação da lei ultrapassam os limites legais e éticos nas suas acções ou durante o exercício das suas funções, além dos preceitos pré-estabelecidos por lei.

No nosso quadro jurídico não ainda não fui consultar onde é que podemos encontrar algo relacionado. Além de que tenho pouca gente formada e informada sobre essa matéria a minha volta. Então, o esforço próprio só dá em buscar e explorar as generalidades e quando podemos, partilhamos para ter mais subsídios e críticas de quem saiba mais. 

Portanto, isso pode envolver o uso desnecessário ou excessivo da força, detenções arbitrárias, abusos de direitos individuais, discriminação injusta e violações dos princípios de devido processo legal. Os agentes da lei e ordem excedem os limites e fazem coisas à mais. Apesar de às vezes a mando dos seus superiores, às vezes é mesmo por iniciativa própria.

Porém, o excesso de zelo muitas vezes resulta em danos físicos ou psicológicos para os cidadãos. Como também pode levantar retaliações inesperadas por parte destes contra os agentes, resultando consequentemente em danos físicos, materiais e morais da própria força designada a reprimir as manifestações e outros túmultos violentos.

Outras análises 

Numa outra abordagem quando considerado como atitude ou comportamento, o excesso de zelo é uma expressão que revela cuidado desnecessário e exagerado, que prejudica em vez de ser útil. 

E é comum que essa expressão seja utilizada em situações nas quais alguém está sendo excessivamente cuidadoso, a ponto de prejudicar a si mesmo ou a terceiros. Por exemplo, um policial que retarda a viagem do autocarro no acto de apelar pela condução responsável e prudente; ao agente que pára o trânsito em um cruzamento ou em plena hora de ponta; etc, por excesso de zelo pode acabar causando um engarrafamento desnecessário.

Prontos! Ficamos por aqui e votos de óptima jornada.

Junte-se a nossa comunidade no Whatsapp 

Comentários