O que é ser um Génio e o que é ser Inteligente

 Quem é Génio ou Inteligente?

O grande filósofo alemão Arthur Schopenhauer (a capa do artigo), captou isso de forma brilhante. Sua visão um tanto pessimista do que é a vida, lhe permitiu definir os aspectos promissores da existência com clareza soberba.

Talento é acertar o alvo que ninguém mais pode acertar, enquanto o gênio é acertar o alvo que ninguém mais pode ver”

Embora talento e inteligência não sejam de forma alguma idênticos, ambos são demonstrações de realizações repetitivas e de alto nível. O primeiro está intimamente associado ao físico e o último à mente, mas o núcleo de seus significados é o mesmo.

Com isso, Schopenhauer capta a diferença entre inteligência e genialidade.

Pode-se dizer que as pessoas inteligentes têm uma compreensão firme do conhecimento do mundo material ao seu redor, ou uma inteligência social que aparenta ter, ou ambos. Essa compreensão dos processos pode permitir que eles compreendam processos, aspectos da vida, até o ponto em que a resolução de problemas ou especulações precisas possam ocorrer. A mesma compreensão faz com que eles pareçam perspicazes, capazes e impressionantemente competentes.

Para mim, o gênio é um passo além. Por um lado, uma reputação de gênio não pode ser burlada como a inteligência pode. Para ganhar esse status, os limites do conhecimento que já temos devem ser rompidos, e para mim esses limites do pensamento comum são reforçados com muita força para que a mera inteligência seja quebrada.

Eu sou um cientista. Várias pessoas inteligentes ordenaram os elementos conhecidos em uma tabela compreensível e precisa para a época. Apenas um gênio foi capaz de produzir uma mesa com uma visão tão extraordinária que poderia dar conta de quase todos os elementos a serem descobertos no próximo século. Essa visão é o que constitui o gênio, como aqui com Mendeleev na ciência, Aristóteles na filosofia e na biologia, Adam Smith na economia; para nomear alguns.

A capacidade de pensar além do que é conhecido e calculável requer pensamento nascido de um reino diferente. Ver além do conhecimento para a descoberta significa que esses gênios veem nosso mundo material como interessante, talvez, mas vejam além dele e entendam cada dinâmica de sua existência. Eles podem ver todos os problemas, todas as soluções. Pode até ser que essas pessoas sejam realmente limitadas em seu potencial pela soma de conhecimento real que temos, como foi o caso de muitos filósofos antigos.

O gênio não está confinado ao mundo material, tangível, nem pelo tempo ou ensinamentos. É absolutamente atemporal e é uma força expansiva que tem impulsionado a evolução humana desde o início da consciência humana.

Original de: Steven Asquith
Adaptação e Tradução: Leonardo Moreira

Podemos resumir e assumir que: Génio é a capacidade de pensar além do que é conhecido de forma expansiva e atemporal. Inteligência é uma compreensão firme do conhecimento do mundo material ao seu redor. Sobre os "chicos espertos ou trapaceiros, ainda vamos falar deles"

Óptima Semana🍃


Comentários