CHINA BANE DRAMAS DE CEOs RICOS
Isso pode não agradar muitos revolucionários de cabeça quente nesses momentos conturbados e de muita ansiedade. Mas você sabia que com o passaporte moçambicano, é possível viajar para pelo menos 27 destinos sem visto antecipado? Exemplos incluem África do Sul, Botsuana, Singapura, Tanzânia, Gâmbia, e ilhas caribenhas como Dominica e São Vicente e Granadinas.
Infelizmente, Angola, Portugal, Brasil e outros locais aparentemente acessíveis em termos de língua não fazem parte. Que dos quais, fazem parte dos desafios da governação nos próximos anos. Aliás, pode-se ir sim e muitos vão, mas precisa de uma autorização antecipada o qual denomina-se por "visto" ou "visa". Como explicamos a seguir.
Um visto é uma autorização oficial concedida por um país que permite a entrada, permanência ou trânsito de uma pessoa em seu território por um determinado período. Ele é geralmente emitido por embaixadas ou consulados do país de destino e pode ser necessário por razões de turismo, trabalho, estudo, negócios, ou outros propósitos. O visto é frequentemente anexado ao passaporte do viajante.
Já o O e-visto ou e-visa (visto eletrônico) é uma versão digital do visto tradicional. Ele é solicitado online, sem a necessidade de ir a uma embaixada ou consulado. Após a aprovação, o e-visto é enviado por e-mail ou fica disponível para download, e o viajante pode apresentá-lo ao entrar no país.
No entanto, tanto o visto quanto o e-visto têm regras e prazos específicos. É sempre bom verificar os requisitos actualizados do país para onde pretende viajar. Com risco de ter problemas com as autoridades e voltar como um deportado, se tiver sorte, ou ficar preso.
Mas planear viagens para esses países e destinos onde temos acesso, pode servir como uma pausa necessária das actuais tensões políticas, promovendo descanso e exploração cultural. Ao contrário das mensagens e conversas que insinuam violência e perturbação da ordem nas redes sociais, muito menos incentivando os outros a fugirem do seus país, do seu dever e responsabilidades de organizar o país, esta serve como um lembrete ou informações adicionais sobre os possíveis destinos para quem pretenda mudar os ares depois de tudo. Além disso, visitar nações amigas fortalece laços culturais e econômicos.
Portanto, aproveite esta liberdade de mobilidade para descontrair, explorar e criar novas memórias, se não novas experiências. Nesse contexto, os portadores do passaporte de Moçambique podem viajar sem visto para 27 países abertamente e 37 destinos com 68 opções de mobilidade segundo o site Passaport Index (11 de Janeiro de 2025):
Além desses, há também países que oferecem visto na chegada e outros com requisitos específicos, mas a lista acima representa os destinos onde não é necessário visto prévio para os moçambicanos, independentemente do estrato social ou o tipo de passaporte. Para obter essa informação, recomenda-se consultar fontes oficiais, como o Ministério dos Negócios Estrangeiros de Moçambique ou o site do Henley Passport Index, que frequentemente publica dados atualizados sobre a mobilidade de passaportes.
Comentários
Enviar um comentário