Categorização de diferentes tipos de Revolução.

Categoria das revoluções

Nota:

Distanciamo-nos de qualquer conduta que vise perturbar a ordem pública e perpetre agitação social. Este conteúdo é reservado para fins informativos, sem qualquer interesse politico.

Como enfatiza um advogado brasileiro Daniel de Araújo Assis, as revoluções podem ser pacíficas ou violentas, dependendo das circunstâncias e dos métodos empregados pelos envolvidos. E com este mundo democraticamente caótico que somos submetidos, como julgam uns que outros envolvidos na politica, o bem e o mal, já são questões relativas no ponto de vista das narrativas das autoridades ou das entidades investidas do poder e dos que tem poder sobre os indivíduos.

No entanto, a forma de manifestar as insatisfações e incoerências dos actores políticos, tem variado de acordo com o nível de “civilização” ou educação de cada povo. E a revolução como evento que embrenha mudanças abruptas, por vezes radicais, não tem ocorrido de forma linear para todos casos. Ela varia de acordo com os âmbitos entre classes dos problemas que se pretendem reformar ou mudar, assim temos a categorização das revoluções. Desde políticos, sociais, etc. como veremos a seguir.

A categorização

Revoluções políticas

São as que envolvem mudanças significativas na estrutura política de um país ou região, geralmente resultando na substituição de um governo ou regime por outro. Exemplos incluem a Revolução Francesa, a Revolução Russa e a Revolução Cubana. Podíamos encaixar nesta categoria as revoluções que desencadearam as lutas de libertação nacional dos países africanos? Algo ainda que voltaremos, espontaneamente, abordar num destes artigos, se o entusiasmo por esta causa não for perturbado, por alguma razão.

Revoluções sociais

Esta categoria conceptualizam-se as que tocam em mudanças profundas na estrutura social e nas relações entre diferentes grupos dentro de uma sociedade. Essas revoluções podem envolver a luta por igualdade de direitos, justiça social e reformas em áreas como educação e saúde. Um exemplo é mesmo a questão das propagandas do feminismo, etc.

Revoluções económicas

Envolvem transformações significativas na estrutura de conjunto de actividades desenvolvidas pelos humanos na produção, distribuição e consumo de bens e serviços necessários para sobrevivência e o bem-estar de uma sociedade. Como exemplo podemos notar a transição de uma economia agrária para uma industrial ou de uma economia centralizada para uma de mercado.

Digamos que a Revolução Industrial é um dos exemplos emblemáticos de uma revolução económica. Só que particularizando-a, conclui-se historicamente que ela foi decorreu num período de grande desenvolvimento tecnológico, que teve início na Inglaterra a partir da segunda metade do século XVIII e que se espalhou pelo mundo, causando grandes transformações. Ela garantiu o surgimento da indústria e consolidou o processo de formação do capitalismo que nos dá dor de cabeça para geri-lo.

Revoluções culturais

Ao passo que esta, referem-se a mudanças radicais nas crenças, valores, tradições e normas culturais de uma sociedade. A Revolução Cultural Chinesa é um exemplo de uma revolução cultural, mas não no entanto no caso que ressurge pelos eventos seguidos pela morte do Azagaia. Que se julgando de forma como a situação esta se desenrolando, tem mais afeição politica, que apenas ganhou azas pelas circunstancias.

Encaixa-se mais actualmente na onda da consciencialização levada a cabo por alguns influenciadores, apresentadores de rádios e tvs, promotores de eventos e podcasts quando apostam na valorização da musica, dança. Literatura, filmes e outras manifestações artísticas, etc, criados ou produzidos e desenvolvidos por autores nacionais em detrimento dos estrangeiros, por repudio a desvalorização do produto nacional.

Revolução nacional

É um evento no qual uma sociedade ou comunidade considerada estável, reconhecida e convencionalmente acreditada por outras, historicamente constituída por vontade própria de um agregado de indivíduos com base num território, numa língua e com aspirações materiais e espirituais comuns, se mobilizam para buscar mudanças significativas nas estruturas políticas, econômicas e sociais do país.

Olha que independente do tipo, uma revolução geralmente tem um impacto duradouro e transformador na sociedade onde ela ocorre, alterando a forma como as pessoas vivem, trabalham e se relacionam umas com as outras. Assim sendo, desencadeiam a revolução aqueles que querem mudar algo, por insatisfação do estado actual. E podemos ver algumas desvantagens e vantagens  em outro artigo, bastante para isso clicar AQUI.

Tete, 07 de Abril de 2023

Artigos relacionados:

Siga-nos no Telegram

Comentários