Alguns factores que podem ajudar no sucesso de uma revolução.


Neste, apontamos apenas 05 factores que podem ser determinantes se os jovens desejarem fazer uma revolução. Além de serem importantes, é imperioso tê-los em mente, uma vez que notabiliza-se por ser uma questão tão complexa e desafiadora. A revolução como uma mudança, no seu planeamento envolve:

  1. Educação;
  2. Comunicação;
  3. Mobilização;
  4. Organização;
  5. E, paciência.
Bom, a abordagem desses factores foi mediante reflexões, consultas e suporte de outros métodos científicos, sem necessariamente observá-los ao pé da letra. Assim foram elaborados com fins educativos, apenas.

Este conteúdo, não está destinado a incitar comportamentos categoricamente repudiados no exercício de uma boa cidadania. Pelo contrário, é somente para dar a conhecer sobre aspectos sociais da actualidade.

Pelo que nos distanciamos o uso desta, como base malévola para o bem-estar do povo moçambicano, africano e de resto do mundo.

Os 05 (cinco) factores determinantes para o sucesso de uma REVOLUÇÃO.

1. Educação: 

Para não se espalhar de qualquer maneira, é importante ter conhecimento sobre o assunto que se deseja mudar. E não só vaguear feitos vagabundos mal criados que só querem desistabilizaram a ordem do dia.


Assim sendo, a formação do ser revolucionário pode ser alcançado por meio da educação formal, como nas escolas ou nas universidades, mas também por meio de pesquisa independente e da busca por informações em fontes confiáveis até sob conselho dos que tem experiência no assunto.


2. Comunicação: 

É importante ser capaz de se comunicar de forma clara e eficaz. Isso envolve saber ouvir e entender diferentes perspectivas, bem como ser capaz de expressar suas próprias ideias de maneira clara e persuasiva.


Arrogância já não tem espaço nesse processo, actualmente, pelo contrário a empatia têm sido uma arma usada pelos líderes na mobilização dos envolvidos. A capacidade de juntar várias opiniões e sintetizar em algo, que qualquer um dos envolvidos se reveja e se identifique.


3. Organização: 

Assim como o sistema opressor ou o seu oposto, eles organizaram-se para levar avante as suas acções. A revolução exige uma organização bem estruturada e disciplinada.


É importante ter líderes capazes, bem como um plano bem pensado aos mínimos detalhes possíveis e estratégicos. Se possível planificar as acções e prioridades a desencadear ao longo do processo.


4. Mobilização: 

A revolução requer o envolvimento ativo de um grande número de pessoas. É importante mobilizar outras pessoas para a causa, seja por meio de manifestações pacíficas, petições ou outras formas de acção coletiva.


Consciencialização dos neutros para que estejam cientes do que se passa e persuasão dos indiferentes aos impactos da sua não aderência. Desde que sem agressão ou violação de privacidade, integridade e outros valores.


5. Paciência: 

Finalmente, a mudança oferece resistência, e a revolução não acontece da noite para o dia. É importante estar ciente e preparado para enfrentar dificuldades e obstáculos ao longo do caminho. 


Por vezes é doloroso e oneroso, pelo que devesse olhar pelo objectivo e ter-se foco. A mudança real pode levar tempo, mas com perseverança e esforço, ela é possível. 

Opinião Pessoal

Independentemente das motivações, é necessário ter em conta também que revolução não é anarquia ou espaço para vandalismo. Tratamos esse assunto aqui como um fenómeno que visa repor a ordem social e não a destruição de bens comuns ou públicos.

Importante ainda frisar que pode acontecer dentro duma formação política, num lar, numa instituição, etc. Dependendo da conjuntura e o contexto é uma mudança abrupta e duradoura no poder político ou na organização estrutural de uma determinada sociedade, normalmente devido à percepção de incompetência política do grupo dominante, ineficiência da burocracia estatal vigente ou uma circunstância de opressão social e econômico. Segundo a Wikipedia.

No entanto, essa mudança pode consequentemente envolver reformas em vários âmbitos. E apresentação destes factores, não restringimos existência de tantos outros que podem influenciar no processo.

Pode lhe interessar:

É Tudo por enquanto. E revolução não é anarquia nem é vandalismo. Revolução é a necessidade e aceitação de mudanças de paradigmas de um estado para um outro achado melhor que o actual. Até breve.


Outros conteúdos:


Saudações!


Tete, Abril de 2023

Comentários