Seis merdas que cometemos por falta de inteligência financeira

Seis merdas que cometemos por falta de inteligência financeira.

Depois do método dos seis potes, ainda no ramo da educação financeira que é a minha aposta neste meado do ano, achei interessante e optei em trazer as seis conotações feita pelo Caio Moura, aliadas a falta de inteligência financeira, que juntei com seis passos do mesmo assunto.

Primeiro, aos grupo dos: "viver é daqui para aqui, viver é de repente, carpien Dien, a vida é urgente, só se vive uma vez, o amanhã pertence aos outros, entre outras agitações que te fazem não poupar nem pensar em investir para parar de viver do puro imediatismo, ela diz o seguinte… 

... que se você continuar insistindo nesses hábitos, tendo essas atitudes, você continuará sem prosperar financeiramente.

Quer dizer que continuarás a achar que estás a ser feitiçado, que seus vencimento ou salário é amaldiçoado, que seus antepassados ou o seu apelido não ajuda, que és cobrado obscuradamente imposto do apelido, que não tens sorte, entre outros pessimismos que vais aborecendo as pessoas a sua volta ao te fazeres de vítima.

Enquanto é simplesmente falta de disciplina financeira. Excesso de infantilidade e imaturidade cimentada com irresponsabilidade por sua parte. Mas para tudo há remédios e cabe a si decidir-se quando é que queres crescer e assumir suas responsabilidades como pessoa. Porque agir racionalmente é o que nos distingue dos outros animais.

Mas o que é isso de Inteligência financeira?

Um trecho duma página sobre seis passos de como atingi-la, diz que é a capacidade de tomar boas decisões com relação aos seus recursoseconômicos. É sobre ter sabedoria na gestão do dinheiro: investir certo, ter umfundo de reserva e uma carteira de investimentos variada, evitar ocomprometimento de renda e poupar com metas de curto, médio e longo prazo.

Único porém aí, é que quando se trata de sabedoria, só se pode ter praticando os conhecimentos adquiridos. Não sou de falar nem fazer propaganda das fórmulas mágicas. Mas ler e interpretar depois arrumar a coragem para pôr em prática, chega-se a sabedoria da coisa e os mentores existem para auxiliar.

E em segundo lugar, sem mais de longas, estão as conotações (as seis merdas) da falta de inteligência financeira, que se manifesta da seguinte maneira:

1. Não poupar nada daquilo que recebe.

2. Não investir mensalmente.

3. Não ter um planejamento financeiro.

4. Não controlar seus gastos.

5. Não ter outras fontes de renda.

6. Insistir em comprar mesmo sem precisar.

Sobreviver com classe nesta onda de crise é a palavra de ordem. Se tivesse milhões de dólares não sei se partilharia convosco. Mas tenho apenas essas dicas que de certa forma espero que ajudem a possuir uma postura financeira firme. Não se esqueça que possuir muito conhecimento nada vale se não o praticar.

Segundo, o governo não pode ensinar isso nas escolas nem deixar que você tenha noções sólidas sobre essa matéria. Um cidadão livre e informado é uma ameaça à má governação. Graças a Deus que não é o nosso caso. Mas precisamos robustes económica para sermos menos dependentes e mais felizes.

Se estás sofrendo, tenha essa imagem e deia graças à vida. Um dos passos de prosperidade é gratidão. Rancor turva o coração e atrapalha as contas que já estão apertadas. Para saber mais pode clicar aqui ou use o tempo que gasta nas redes sociais educando financeiramente sua pessoa, existem milhões de sites, videos na YouTube e outras plataformas, que de forma gratuita podem enriquecer o seu léxico em finanças pessoais. 

As piadas passam em minutos, mas a aflição vai te agonizar por várias horas e os agiotas não são seus amigos, nem os bancos e outras instituições de crédito são sua família. Cuide das suas economias e cuide de si, seja feliz.

Pelo contrário, tantos os agiotas assim como os governantes, eles te querem sempre dependente e deprimente. Fazem do seu sofrimento uma fonte de renda e siga esse guia prático, pare de se lamentar feito um tolo. Crescer é atitude (maturidade) e não contar os anos.

Pare de ser preguiçoso e alienado. Sem dúvidas o dono dessa matéria é o renomado escritor autor de "Pai Rico, Pai Pobre" lançado em 1995, o Robert Kiyosaki. O qual recomenda que você apenas tenha uma boa alfabetização financeira; uma estratégia financeira e sobre isso podes encontrar na Arte da Guerra do Sun Tzu; entendimento do mercado e entendimento da legislação, começando pela Constituição da República(😀), já é um bom começo.

Créditos da citação na imagem Faustino Rodrigo

Abraços

O natal e final do ano - início do ano novo, começam em junho e não em dezembro. Evite entrar no mês de janeiro apertado. 

Comentários