O Esquema da Face Oculta dos Funcionários Fantasmas em Moçambique

E se os documentos descartados de candidatos a emprego podessem alimentar esquemas de criação de funcionários fantasmas no aparelho estatal moçambicano? 

Acompanhe essa matéria aqui ou através de um clique no subtítulo abaixo:👇

O Esquema dos Funcionários Fantasmas em Moçambique

Soa a imaginação que o surgimento de "funcionários fantasmas" no Estado moçambicano, resultem de práticas corruptas que pode envolver o uso indevido de documentos descartados por candidatos reprovados em processos selectivos. 

Muitos concursos públicos são apenas formalidades, pois as vagas "parecem" já estarem destinadas previamente. Isso poderia facilitar esquemas que criam identidades fictícias para desviar recursos, especialmente nos sectores da educação, saúde, defesa e entre outros.

Esses casos podem incluir salários pagos a perfis inexistentes e benefícios desviados de militares falecidos, prejudicando familiares legítimos. Mesmo com sistemas como o e-Sistafe, as fraudes persistem devido à provável má gestão e falta de fiscalização. 

É urgente implementar controlos mais rigorosos e investigar o destino dos documentos descartados para combater essas práticas que comprometem o desenvolvimento do país.

O Esquema dos Funcionários Fantasmas em Moçambique


Comentários