Qual é o valor do ensino superior hoje em dia.

Em Moçambique quando chega o mês de Janeiro de cada ano, tem sido uma das alturas em que as preocupações giram em torno das matrículas e vagas nos diversos níveis de ensino. Desta feita, outra dor de cabeça reside na questão das decisões sobre continuação dos estudos no ensino superior ou dar lugar a outras oportunidades.

No meio das dúvidas, se se ingressa ou não para o ensino superior ou seguesse outras opções, a questão que pesa para alguns é o valor a ser investido no tal ensino superior, actualmente. O medo e o receio de sofrer com os estudos e no final "chutar latas ou ver seu currículo nas bancas de venda de peixe seco ou amendoim", domina a mente dos futuros candidatos ao ensino superior. 

Uma explicação concisa dos motivos pelos quais algumas pessoas estão questionando o valor da faculdade hoje em dia, centra-se em algumas razões como: os altos custos, as dívidas estudantis, a falta de garantia de emprego, a ascensão da educação alternativa online e a percepção de que as habilidades práticas são mais valiosas que o conhecimento acadêmico, que passaremos a explicar em detalhes.

    ■Custos crescentes

Os custos para frequência ao ensino superior estão cada vez mais altos, mesmo com a proliferação e descentralização das universidades para fora dos ciclos urbanos. 

Algumas encargos estão absurdamente subindo cada vez mais, incluindo mensalidades, taxas e custos de vida, têm aumentado drasticamente nas últimas décadas, levando alguns a questionar se o investimento vale a pena.

    ■Dívidas estudantis

Há países que proporcionam financiamentos para estudos aos desfavorecidos. Muitos se formam com grandes dívidas de empréstimos estudantis, o que pode levar a questionar se o investimento na faculdade valeu a pena, depois da conclusão. 

    ■Empregabilidade

Embora uma faculdade melhore as chances de conseguir um bom emprego, ultimamente, não é mais uma garantia. É triste como muita gente fica desiludida e transpareça essa decepção ao público em geral, que consequentemente chega aos que estão prestes a ingressar na universidade. 

Daí que com outras experiências ou relatos de testemunhos de vida, de pessoas bem sucedidas sem algum diploma e que chegam a empregar até indivíduos graduados, faz alguns perceberem que é possível construir uma carreira bem-sucedida sem um diploma universitário.

    ■Educação alternativa

A ascensão de bootcamps, cursos online e outras formas alternativas de educação fazem algumas pessoas acreditarem que um diploma universitário tradicional não é mais necessário, se não algum adorno para vaidade, apenas.

    ■Experiência irrelevante

Alguns sentem que passaram anos estudando assuntos irrelevantes para suas carreiras e questionam o valor disso. A título de exemplo são os que são formados numa área e estão empregados noutra área. 

Esta razão ganha azas ainda quando olhamos para as pessoas que cursam a universidade só para aumentar o nível acadêmico e subir de carreira ou ascender na folha salarial no seu local de trabalho. Que no final das contas, não e nunca usarão os conhecimentos correspondentes ao diploma para trabalhar ou para aplicar segundo o salário que auferem. 

    ■Habilidades práticas

Há uma percepção crescente de que as habilidades práticas e técnicas são mais valiosas do que as habilidades analíticas ensinadas na faculdade. Muitos dos cursos do ensino superior é um mar de teorias que até os próprios docentes não conseguem traduzir para a aplicação na vida real. 

Outras questões relacionadas a reflexão

Tantos são os que se questionam para onde vai ou onde aplicar os conhecimentos e conceitos aprendidos dentre varias disciplinas tidas na sala de aula. Há pouca sabedoria para pôr em prática o que se aprende ou tirar as ilações fundamentais das matérias dadas. 

Ainda se pode ver o caso causado pela actual reforma salarial no país. Algumas instituições por exemplo, já não estão a pagar aos seus funcionários os subsídios que dizem respeito a qualificação técnica. Fazendo com que os que ascenderam para o nível salárial tão alto, ao benefício de algum critério de carácter próprio das tais instituições sem considerar níveis académicos, os funcionários descartam a possibilidade de voltar a estudar, uma vez que se sentem a receber bem sem precisar do nível superior. 

No geral, o aumento das alternativas e dos custos tem levado algumas pessoas a repensar o valor de um diploma universitário tradicional. Optando desta feita por alternativas híbridas que oferecem mais oportunidades de sobrevivência, que passar humilhação com o diploma na mão. 

Bem como, muitos são os que tão tarde percebem das burlas sobre cursos de resultados imediatos e fáceis, bastando apenas pagar um valor por este e aquele pacote. Uma coisa por reflectir ainda é, como é que alguém que levou 35 anos estudando uma área e te possa ensinar em 10 dias!?

Entretanto, esta é a explicação detalhada sobre os motivos pelos quais algumas pessoas estão perdendo a fé no valor da faculdade atualmente. Convictos que não houve beliscada de qualquer sensibilidade, deixe o seu comentário e partilhe esta opinião, se poder.

Em todo caso, sempre que favorável e possível, é sempre bom ter feito ou passado por algum ensino superior, ainda que ultimamente, a qualidade deixe a desejar e os preços sejam tão altos. Porém, embrenhar o esforço próprio nos estudos, trás resultados incalculáveis e surpreendentes ao indivíduo.

Por: Paulino Intepo

Sinta-se na paz com a proposta do seguinte som:

Subscreva-se para mais novidades

Comentários