Cuidado⚠️! 10 coisas a não fazer no celular por segurança e ética.

Introdução

O celular se tornou parte essencial da nossa vida. Mas será que estamos usando esse dispositivo de forma segura e ética? Muitas vezes não percebemos que pequenas ações rotineiras em nosso smartphone podem nos colocar em risco ou ferir princípios éticos. Confira a seguir 10 coisas que devem ser evitadas ao usar o celular para manter sua segurança e integridade. 

10 coisas que devem ser evitadas ao usar o celular

1. Compartilhar senhas pessoais ou informações confidenciais por mensagens ou e-mails. Isso pode expor seus dados e serem usados para desgraçar a sua vida ou pôr em perigo até seus familiares.

2. Fazer downloads de apps ou aplicativos e aplicações de fontes desconhecidas. Essas Apps não oficiais podem conter vírus ou malware que podem prejudicar o funcionamento normal do seu celular ou estragar-se. Alguns aplicativos até podem fornecer dados de localização e tantos outros do utente sem o seu consentimento e serem usados para o prejudicar. 

3. Clicar em links suspeitos ou de remetentes desconhecidos. Isso pode levar a sites fraudulentos ou baixar arquivos maliciosos, que irão sem seu conhecimento e consentimento te espiar, copiar e transferir informações do seu celular para fontes maliciosos que tenham má intenção. 

E, atenção às subscrições nos sites, às vezes tem sido motivo estúpido de gasto involuntário de dinheiro quando não devidamente canceladas. 

4. Tirar fotos ou gravar vídeos de outras pessoas sem permissão. Isso fere a privacidade. Nalguns casos chega-se a exigir indemnizações de valores bem altos que podem resultar em prisões ou assassinatos por reivindicação e revoltas em repúdio a esse acto. Evite tirar fotos e gravar vídeos sem devida autorização e consentimento. 

5. Assediar ou intimidar outros por mensagens, ligações ou redes sociais. Cyberbullying é antiético e pode ser crime. Em outros casos mais delicados as penas podem ser pesadas e incorrer penalizações graves. 

6. Acessar sites com conteúdo ilegal ou não ético. Isso pode trazer problemas legais ou morais. Às vezes, alguns conteúdos Ilegais podem criar condições para mudanças negativas de comportamento. 

7. Baixar conteúdo pirateado como músicas, filmes ou apps. Além de antiético, isso é ilegal, e faz com que o produto ou o conteúdo perca o devido valor que merecia e é desgastante aos proprietários dos conteúdos. Além de que viola os direitos do autor. 

8. Usar o celular ao dirigir. Isso distrai e põe vidas em risco. Milhares de acidentes de pedestres, motociclistas e condutores são causados pelo uso do celular. Até que também as multas sobre essa infração em vários países tende a elevar-se, pela gravidade dos danos que têm causado e ceifa de vidas. 

9. Ficar grudado muito minutos ao celular num encontro, numa reunião e numa sessão, etc, enquanto o outro fala, cria um desconforto. Trás a sensação que quem está mexendo no celular está nem aí para os presentes. É um gesto de desprezo. 

10. Passar horas no ecrã do celular é prejudicial para a vista, a coluna é a mente. Principalmente no smartphone, mesmo com os ajustes automáticos da luminosidade, equilíbrio digital, etc, ainda que os efeitos não sejam imediatos, a longo prazo se farão sentir e alguns danos e transtornos podem ser irreversíveis. 

Enfim, evite acções que exponham seus dados, firam a privacidade de outros, sejam antiéticas ou coloquem você ou terceiros em potenciais riscos aqui mencionados e tantos outros. Tenha bom senso ao usar seu celular. 

Ainda que a tecnologia imponha desafios no seu uso racional e seja projectada, idealmente para o bem, há outras forças do mal que usam-na, através dos celulares, para prejudicar a humanidade. Os avanços da Inteligência Artificial que tanto se fala, algumas fontes dos dados que apresentam, deixa a duvidar se não estão a tirar directamente dos armazenamentos onlines.

Conclusão

Usar o celular de forma consciente é fundamental para evitar riscos desnecessários. Lembre-se sempre de proteger seus dados pessoais, respeitar a privacidade alheia e evitar acções ilegais ou antiéticas. Dessa forma, você aproveita o melhor que esse dispositivo oferece com mais tranquilidade e wisdom. Use a tecnologia a seu favor de modo seguro, ético e moral. Ademais, o celular existe para nos ajudar e não pode ser nossa fragilidade ou nos escravizar.

Por: Paulino Intepo

Sugestão:

    ●Paiw - Vigilância. Download


Subscreva-se para mais novidades




Comentários