SOMOS MAIS BURROS DO QUE PENSAMOS....

A revista Planeta afirma que cada um de nós tem um factor de burrice que é maior do que imaginamos. No entanto, a estupidez tem uma função evolutiva. Serve para nos fazer agir precipitadamente, sem pensar muito, o que em certos casos se revela mais útil do que não fazer nada. 

Por outro lado, existe o efeito Dunning-Kruger é um fenómeno em que as pessoas incompetentes num assunto não têm conhecimento suficiente para perceberem a própria incompetência. Elas não conseguem se autoavaliar de uma forma realística. E junto com uma certa dose de confiança, acabam sofrendo de uma ilusão de superioridade. 

Mas em todos casos leia para ver que Gosto é uma questão de conhecimento, informação e experiência!

"Às vezes - se não quase sempre, o gosto ou a apreciação de alguma coisa, actividade ou modalidade requer algum domínio básico das técnicas e regras dessa mesma actividade, objecto ou modalidade.

Isto é, só podemos ter a capacidade de compreender a complexidade de alguma coisa, actuação, em alguma actividade ou modalidade artística, desportiva ou científica, se soubermos, ao princípio, a complexidade ou simplicidade das regras e dos princípios para essa mesma actuação.

Peguemos o exemplo da Matemática: perante um exercício complexo qualquer, aparecendo alguém a resolver esse mesmo exercício em tempo recorde e com método inovador, para quem não tem domínio da matéria em questão, não terá como avaliar e nem apreciar a capacidade do sujeito que resolveu o exercício.

Na Política… como compreender a Guerra entre Israel e Hamas ou Palestina, Conflito Azerbaijão x Armênia em Nagorno-Karabakh, Guerra Rússia x Ucrânia, Guerra da Síria ou a Guerra civil no Iêmen, se não tivermos o domínio de algumas bases, interesses, marcos e ou fatos históricos?

No desporto, para quem não conhece as regras e as dificuldades do golfe, não irá saber apreciar a “tacada” e “swing” que resultará num “hole-in-one”. Já agora, "Hole in one" é uma expressão usada no golfe para descrever quando um jogador consegue colocar a bola no buraco com apenas uma tacada a partir do tee de saída. É considerado um feito notável e frequentemente celebrado no golfe.

No universo da moda, a compreensão das narrativas e intricadas fases de produção ou concepção por trás das marcas desempenha um papel fundamental na criação de afinidade por essas marcas e seus produtos. Ao explorarmos as histórias, as técnicas e as complexidades que envolvem o nascimento de uma peça de roupa ou o desenvolvimento de uma marca, desenvolvemos uma conexão mais profunda, enriquecendo nossa apreciação estética e tornando a experiência de consumo mais significativa. 

Conhecer os bastidores da moda não apenas aprimora nosso discernimento e conhecimento, mas também agrega valor emocional, transformando cada peça em um elo entre o consumidor e a expressão criativa e artesanal que está por trás da moda.

Portanto, para termos a capacidade de gostar ou apreciar algumas coisas na vida, requer termos algum conhecimento, alguma educação ou alguma experiência de base e prévia do assunto em questão. Como se pode compreender: os gostos têm níveis...!

Como momento de reflexão, qual o teu nível de domínio e conhecimento sobre Genética, Religião, Medicina, Computação, Ciência financeira, Física quântica, Matemática abstrata, Filosofia da mente, Inteligência artificial, Neurociência, Bioética, Engenharia genética, entre outros temas sonantes na actualidade!? 

Observação Final 

A busca pelo conhecimento, a educação e as experiências prévias proporcionam uma base sólida que nos capacita a apreciar e desfrutar plenamente as diferentes nuances da vida. Esses elementos não apenas enriquecem nossa compreensão, mas também ampliam nossa capacidade de valorizar e desfrutar as diversas experiências que encontramos.

Neste prisma, sejamos mais humildes, porque sabemos muito menos do que pensamos saber, isto é: somos mais burros do que pensamos ser! É crucial cultivarmos a humildade, pois frequentemente temos um entendimento limitado em comparação ao que pensamos saber, em diferentes e muitos temas da vida."

Cortesia: Brian ALFACE



Subscreva-se para mais novidades


Siga-nos no WhatsApp: Canal ou Grupo

Comentários