CARTA ENDEREÇADA ÀS MULHERES
Uma Alerta Contra a Violência Doméstica
Antes de tudo, peço desculpas em nome de todos os bons homens.
Minhas saudações, mulheres!
Espero que estejam bem. Eu não estou bem, ando incomodado e cheio de vergonha pelo que alguns homens fazem passar às mulheres.
Peço que leiam esta carta atentamente. Não estou aqui para vos julgar, mas para vos alertar e despertar, evitem namorar ou casar com homens que vos batem. Parem de perdoar quem transforma os vossos corpos em campos de boxe, vocês não merecem viver assim. Até quando vão perdoar tanta violência? Quando estiverem no caixão?
Reconheço que devia escrever esta carta aos homens, já que são eles que praticam a agressão, mas sei que dificilmente a leriam. Por isso, escrevo-vos a vós, mulheres que sofrem ou podem vir a sofrer, vocês têm a capacidade de agir ou de sair dessa relação abusiva.
Não estou a dizer que devem faltar ao respeito aos vossos maridos ou namorados, nem a gritar “bate se és homem”. Respeitem-nos, mas nunca tolerem a violência doméstica. Aproveito para vos chamar a serem mulheres independentes, não aceitem abuso por dependerem de alguém, estudem, trabalhem, façam negócios, conquistem autonomia.
Também não permaneçam em relações tóxicas por causa dos filhos, o vosso dever é amar-vos a vós mesmas. Se ficarem numa relação abusiva por causa deles, saibam que podem perder a vossa vida e que os filhos ficarão sem mãe cedo. A separação pode doer, mas vale mais que perderem a vida.
Não permaneçam em relações tóxicas por medo do julgamento da sociedade. Observem sempre os sinais desde o início do relacionamento, aquela chapada, aquela palavra dura, aquele desrespeito que parece pequeno no namoro, vai-se intensificar no casamento.
Se puderem, façam testes simples, pequenas provocações ainda na fase do namoro, para perceberem o comportamento futuro do vosso companheiro, parem de perdoar agressões, de desculpar quem vos magoa. A agressão não tem justificação e nunca será culpa vossa.
Espero que compreendam esta carta, quero ver-vos vivas, é cedo demais para estarem dentro do caixão.
Se acharem que esta carta pode ajudar outras mulheres, partilhem. Precisamos salvar aquelas que sofrem ou que podem vir a sofrer algo semelhante.
Com estima e os meus melhores cumprimentos,
SE EU MORRER, O MEU PAÍS VIVERÁ. 🇲🇿
Estamos juntos demais! 👬👭👫

Comentários
Enviar um comentário