O Prelúdio dos ventos de mudança

Bons sinais ou mau presságio

Enquanto terminamos as lamentações deixadas pela primeira visita do ciclone Freddy, e, infelizmente nos preparamos pela sua segunda visita, eu contemplava entre os dias 02 a 09 de Março de 2023, a partir de Tete a conjunção do júpiter com o Vénus. Uma aparição incrível e fascinante para quem sabe algo sobre astronomia e sabe apreciar a vida pelos pequenos nada.

No entanto, acompanhava os dados de monitorização do Ciclone, pelo meu smartphone, melhor que "as fontes oficiais de Moçambique", afinal, foi assim que sobrevivi o IDAI em maio de 2019 na Beira. Então saí do sofrimento que essa confusão causa. Mas é mais angustiante ouvir e ver os frutos da actual governação, acompanhadas de discursos incoerentes e inverdades sobre a segurança alimentar, que pensar no que o Freddy pode causar nessa segunda visita.

A tempestade pode vir a fustigar novamente, mas há de se ir embora. Agora a fome que o Celso Coreia venceu nos seus papéis, os acordos que só beneficiam os dirigentes, as promessas vagas e nunca cumpridas, as sessões do parlamento e conselho de ministros, etc. Isso é doloroso de pensar e ver ou assistir como eles brincam com a sensibilidade do povo. Aliás, mesmo que não se seja um ser político, os efeitos dessa governação estão a nos fustigar até no desempenho sexual nos lares.

Desespero, incerteza, indignação e falta de opção ou alternativas para superar isso tudo, está afectar a saúde psicológica do povo. Os parlamentares e ministros, entre outros níveis de tomada de decisões, sabem que é só uma missão de serviço, uma sessão normal ou extraordinária, prontos, já tem algum dinheiro para pagar seus caprichos e amantes. Além das regalias estabelecidas por lei e por serem heróis.

Agora, para nós outros aqui em baixo, onde todos é qualquer imposto recai sobre nós, qualquer despesa depende do salário que já não sai nas datas prováveis e além de atrasos é com incerteza dos quantitativos nos valores, como é que nos viramos com as rendas, mensalidades, luz, águas e alimentação? Logo agora que a EDM está numa campanha de inspecção, como é que fica, já?

As vezes acho que o ciclone Freddy devia vir em forma de vírus desta vez. Só para aqueles que não se ressentiram aos abalos sísmicos da simulação da TSU.

Aos deputados, ministros, governadores e entre outros tantos dirigentes políticos e altos signatários em posição de gestão e administração de empreendimentos estatais, que estão a custa do governo, usufruindo as regalias e privilégios por exercício de funções e cargos que ostentam, parecem estar bem, ou alguns, mas tão poucos mesmos, saberem sobre algo sombrio que poderá, eventualmente eclodir nos próximos momentos.

Ao passo que o pessoal lesado da saúde, educação e segurança, não me parece de bom tom, ânimo e agrado que o silêncio e a ausência de greves e protestos ou manifestações deles, seja unanimidade ou pura consciência de que se está a trabalhar para melhorar as suas vidas. 

Não me parece não. Pois se antes era raro ver alguém dentro do partido revoltado com o comportamento desviante dos quadros hierarquicamente superiores, hoje escapam algumas insatisfações e indignação por algumas atitudes repugnantes em algumas sessões dos partidos.

Ou então, a depravação da coisa pública de forma acelerada, ainda que fraudulenta e sem piedade nem vergonha, seja um sinal que haverá um colapso maior, nunca antes visto, assim os que estão roubando do Estado estão em preparação para os piores momentos que virão. Ou estamos bem como sempre ao nosso jeito. Ainda que não há alternativas para o povo em relação às opções governativas. Mas paira a dúvida sobre qual será o desfecho dessa situação actual.

Não quero aqui assustar ninguém e nem estou a par de algum plano. Só que o silêncio de alguns me preocupa e a felicidade dos dirigentes no meio de tanto sofrimento do povo moçambicano é me preocupante ainda mais. É mais tranquilo quando há manifestações do que esse silêncio. Fico seguro quando o povo mostra que está descontente ou cansado com isso ou aquilo. Contudo, queria estar na pelo o Edil de Chimoio, comprar camiões para tirar lixo e máquinas para obras na autarquia e ir passear no Maputo num txopela. 

Mas assim como as coisas estão indo, e principalmente quando vi o vídeo da senhora que mostrou a sua indignação perante aos membros da sua formação política, o Freddy indo voltando, Jupiter e Venus brilhando no céu dando uma piscadinha…fico sem saber como será o desfecho dessa nossa novela.

Por enquanto, vamos viver acompanhado os discursos da sua excelência PR, para não chorarmos e adiar o sofrimento ou sofrer antecipadamente. Já que nem se sabe mesmo o que é que vai nos magoar mais para tomarmos certas decisões que os políticos inteligentes noutros países evitaram. Só que o silêncio daqueles que reclamaram tanto dos salários, me desconforta. Só isso!

Boa apetite as três refeições e bebam muita água que o ciclone pode drenar. O importante é que, depois de qualquer tempestade vem a bonança. Mas o silêncio daqueles colegas e a indignação daquela mana… só espero que não lhe custado caro e não lhe traga consequências. Criticar a chefia em Moçambique é caro e nefasto que enfrentar o Freddy e IDAI juntos por baixo de um coqueiro.

Tete, 09 de março de 2023

 

Comentários