Violência entre jovens por motivos políticos precisa acabar.

Violência é um desperdício de energias e nada resolve.


Recentemente circulou nas redes sociais um vídeo preocupante, mostrando um grupo de jovens agredindo violentamente outro rapaz em Maputo. A vítima vestia uma camiseta da Frelimo e parecia estar em desvantagem.

Violência por intolerância política, Maputo.

Não há informações sobre o que motivou tal acto de violência em via pública. Como de costume, o vídeo não traz legendas ou narração explicando o contexto. O que mais choca é o ataque colectivo à vítima, como se fosse um ladrão. 


Um comentário que acompanhava o vídeo dizia que, "em Maputo, ser da Frelimo é perigoso." A agressão ocorreu especificamente no bairro da Malhangalene. Porém, não há indicação da data exacta do ocorrido.


Independentemente da motivação, esse tipo de violência é condenável. Os agressores extravasaram sua raiva de forma injustificável. Até mesmo quem apenas filmou, sem intervir para acalmar os ânimos, errou. Seria melhor tentar mediar a situação ao invés de simplesmente documentá-la.


Esses conflitos localizados, motivados por ódio contra alguém que vista uma determinada cor partidária, são sinal de uma frustração colectiva com a política. Jovens descarregam sua revolta uns contra os outros, sem mudar a situação que os oprime.


É hora da juventude se unir por um país melhor, deixando de lado essas diferenças políticas passageiras. As energias poderiam ser gastas cobrando melhorias na educação, saúde, transporte e tantos outros problemas que afectam a todos, independente de partido. 

Nada justifica a violência por intolerância política em Moçambique.

O patriotismo e a vontade de reformar o país devem estar acima de interesses partidários. Somente unidos os jovens terão força para cobrar mudanças e uma nação mais justa e próspera para todos.


Por: Paulino Intepo



Comentários

  1. Vai falar para o partido FRELIMO eles são os portagonizadores destes atos até matam membros da família por serem da oposição.

    ResponderEliminar
  2. "*(...). As energias poderiam ser gastas cobrando melhorias na educação, saúde, transporte e tantos outros problemas que afectam a todos, independente de partido*"
    Neste parágrafo faltou a varrinha mágica. COMO FARIAM PARA MELHORAR OS SECTORES DA INTEIRA RESPONSABILIDSDE DO GOVERNO?

    ResponderEliminar

Enviar um comentário