Venâncio e sua fabulosa campanha!
Venâncio e sua fabulosa campanha!
24 de Agosto de 2024 foi o "primeiro dia da campanha para as eleições gerais em Moçambique, esperava-se que as coisas corressem como a história data. Ou seja, esperávamos que os partidos mais antigos, sobretudo a FRELIMO e a RENAMO pudessem brilhar mais. Mas os factos provam-nos o contrário. Mais uma vez Venâncio Mondlane mostrou-se competente em possuir um capital político acima de qualquer candidato desta corrida.
O fenômeno Venâncio embora novo, não poupou os seus rivais, sobretudo a RENAMO, em mover massas humana. Quem esperava ver isso vindo de Venâncio, um jovem que num passado não muito recuado foi condenado a inglória! De repente, surpreende-nos com um arrastar de gentes logo no seu primeiro dia de campanha! Deus sempre promove os seus.
Venâncio Mondlane sim! Onde passa arrasta multidões. E esse arraste de gente, é efectivamente por amor que o povo sente por ele.
Na FRELIMO? Todos sabemos como a campanha dos camaradas funciona. São forçados todos funcionários públicos a participarem! Neste momento em que escrevo estas linhas, existe um comunicado a circular nos telefones a convidar todos os funcionários públicos a participar massivamente na campanha eleitoral da FRELIMO. O MDM é aquele que foi condenado a Beira, porque nas outras delegações províncias não possui muitos membros. E, a RENAMO de Ossufo já é um partido falido. Falar da RENAMO é o mesmo falar do passado, o resto ficou para história.
Venâncio Mondlane sim! Mesmo sem usar dos fundos públicos, carros luxuosos, TV's públicas, sempre vai conquistando os corações dos Moçambicanos. Não há gabinete, sector, ou lugar em Moçambique que não se fale de Venâncio. VM7 tornou-se um instrumento para a liberdade.
E nós? Também votaremos no PODEMOS e no Venâncio Mondlane."
-Anónimo.
Além deste texto o que mais até chamou a nossa atenção é o conteúdo da canção de abertura usada algures em Nampula ou mesma na cidade de Nampula. Ela lembra algumas das canções com teor pejorativo usada para denegrir a imagem da Renamo na altura que só guerreava com a Frelimo enquanto Dlhakama em vida, provavelmente nos primeiros dois pleitos eleitorais, os de 1994 e 1999.
O que falta é ouvir na 2ª Feira reclamações ou algum processo movido pelos adversários do PODEMOS contestando o teor da canção. Enquanto isso também vão as piadas nos status, postes e grupos das redes sociais sobre o desconforto do verbo PODEMOS, como é usado.
Em todo caso, nós próximos dias serão de muita festa e alegria. Alguns sendo coagidos a participar na campanha outros indo por livre e espontânea vontade, ávidos em apoiar os seus candidatos e cumprir com o dever e direito cívico. Bem haja Moçambique e o seu povo rumo às supostas primeiras eleições desarmadas. Supostas porque existe a polícia em alguns locais favorecendo alguns partidos em detrimento de desempenhar suas funções e tarefas definidas por lei. Mas desde que nada termine em derramamento de sangue e mortes...
Que vença o melhor!
Venâncio Mondlane VM7 punho pesado, homem glorificado por Deus para salvar o povo Moçambique dos abutres.✊👊✊✊✊✊
ResponderEliminar