Um Igual, Talvez Daqui a 50 Anos ou Nunca, se o Estado do Ensino For o Actual

VENÂNCIO MONDLANE PROVA, UMA VEZ MAIS, QUE TEM CABEDAL PARA PRESIDIR MOÇAMBIQUE

Na passada segunda-feira, 05 de Agosto de 2024, no espaço televisivo "De Frente com o Povo", programa que ouve diferentes candidatos presidenciais, Venâncio Mondlane foi dar uma aula de sapiência, para além de carimbar o seu atestado de competência governativa. 

Estava ele diante de um apresentador muito atento. Para além das perguntas do profícuo entrevistador, Mondlane foi igualmente incumbido a responder às questões de jornalistas e analistas de diferentes áreas de actuação, presentes na ocasião. 

Logo após o início do programa, o canal atingiu o pico de audiências em directo e tomou o trono de visualizações nas Redes Sociais. No dia seguinte, nos chapas, nos mercados, nas escolas, nas universidades, nos velórios, a manchete das conversas era o fenômeno genial, Venâncio Mondlane.

Mas o que terá, de concreto, tornado essa aparição televisa num momento épico? É porque foi mais um momento em que Mondlane provou ter um perfil que cabe perfeitamente no Artigo 145 da nossa Constituição, onde se define o Presidente da República como:

 "o Chefe do Estado, simboliza a unidade nacional, representa a Nação no plano interno e internacional e zela pelo funcionamento correcto dos órgãos do Estado".

Esse programa fez-nos ver em Venâncio Mondlane mais 7 (sete) das suas muitas virtudes políticas e pessoais:

1️⃣. LÍDER

Venâncio Mondlane chama as pessoas pelos nomes. É modelo de família. Influencia. Mobiliza. Inspira confiança. Confronta as pessoas sem faltá-las ao respeito. Não age como chefe. Não dá ordens. Sai à rua, dá as caras, e serve ele mesmo de exemplo do que gostaria de ver os outros a fazerem. Mantém o tom da voz, mesmo quando tenso ou embaraçado. 

Fala com autoridade sem dar impressão de ser dono da verdade. Não intimida com discursos tiranos. Mesmo com sua firmeza de ideias, mostra abertura para conversar e ponderar. Sabe ouvir e escutar, olhar e ver. Ele é um Líder nato.

2️⃣. SÁBIO

Venâncio Mondlane consegue transladar o conhecimento que possui do âmbito teórico para o plano prático. Por exemplo, quando perguntado sobre seu plano para a área da Saúde, sem gaguejar diz: "Muito simples. Se você quiser um sector da Saúde que realmente funcione, tire a Política da Saúde". Isso é sabedoria no sentido absoluto do termo.

3️⃣.INTELECTUAL

A intelectualidade tem que ver com o ser estudioso e culto. Venâncio Mondlane tem ambas as qualidades. Cita livros e autores com precisão e com a devida ênfase. Consegue falar de forma acessível a todos sem, com isso, ser superficial. 

É sempre simples, mas nunca simplista. Ademais, fala com provas e evidências. Não especula. Não acusa sem fundamentação. Diz o que pensa e justifica, de forma convicente, todos os seus posicionamentos.

4️⃣.EMPÁTICO

O semblante de Venâncio Mondlane, e a maneira como coloca os assuntos que aborda, denunciam alguém que conhece o povo pelo qual está a lutar. Representa o estudado e o analfabeto, o urbano e o rural, o rico e o pobre, o automobilista e o peão, o contratado privado e o funcionário e/ou agente do Estado. 

É homem do povo que, contrariamente aos que se servem do povo; quer servir o povo. Talvez nisso resida o mistério de cair na simpatia de todo o povo Moçambicano, desde o menor ao maior.

5️⃣.OBJECTIVO

Quando perguntado a razão de ter passado por muitos partidos, por exemplo, Venâncio Mondlane mostra que para ele a Nação está acima das cores partidárias, e os Valores devem prevalecer sobre as Ideologias. Esclarece que faz o que faz pelo povo e para o povo, independentemente do que possa parecer para a maioria. Isso é Objectividade, é Foco, é Determinação. Venâncio Mondlane é Objectivo, Focado e Determinado. Como bons Moçambicanos diríamos: Ele sabe o que quer!

6️⃣. COMUNICATIVO

A eficiência de um discurso político é medida pelo nível de abstracção que apresenta. Quanto menos abstracto for, mais eficiente será. Cada verbo, cada substantivo, cada adjectivo, tudo que sai dos lábios de Venâncio Mondlane provoca, no mínimo, três reacções: Despertamento, Reflexão, e Acção. Não gagueja. Não desconversa. Fala pouco e diz muita coisa. 

E, como se isso bastante não fosse, quando fala há uma harmonia entre seu espírito e o que diz. É um homem de convicções fortes, firmes e lúcidas. Discursos coerentes. Nunca se contradiz. Sua seriedade, e senso de humor em dose certa, furtam a atenção de todo aquele que o ouve.

7️⃣. HUMILDE

Venâncio Mondlane sorri para aqueles que o atacam. É amigo de todos. Sabe discutir ideias sem discutir pessoas. No aludido programa alguém o chamou de narcisista, que é uma forma típica de um indivíduo ensimesmado, orgulhoso, egocêntrico. 

Em resposta, Venâncio Mondlane diz que pode ser que as pessoas pensem assim dele por causa do seu jeito diferente de fazer política. Ou então, avança ele, "Pode ser um dos meus muitos defeitos ... Até porque eu não sou um deus, sou humano, e cometo erros". Geralmente, gênios são orgulhosos. Venâncio Mondlane é excepção a essa regra.

LIDERANÇA ➕ SABEDORIA ➕ INTELECTUALIDADE ➕EMPATIA ➕ OBJECTIVIDADE ➕ COMUNICAÇÃO ➕HUMILDADE 🟰 VM7

Venâncio Mondlane tem muitas outras virtudes. Faríamos menção daquelas que são de comum aceitação: Educação, Integridade, Perseverança, Seriedade, Justiça, Imparcialidade, Sociabilidade, Simpatia, Carisma, etc. Alistei apenas sete (7) porque esse número é tradicionalmente conhecido como símbolo da perfeição. 

Em respeito ao próprio Venâncio Mondlane, que nega qualquer forma de endeusamento, não o atribuirei perfeição. Apenas Deus é Perfeito. Venâncio Mondlane não é perfeito. É um candidato perfeito para ser Presidente dos Moçambicanos. É o Presidente da República de que o povo precisa. É o Presidente ideal. É o Presidente que os Moçambicanos merecem.

- Anónimo (Whatsapp) 

Político moçambicano Venâncio Mondlane 2024


Comentários