Prémio Nobel de Fisiologia ou Medicina 2024

Prémio Nobel de Medicina 2024

O Prémio Nobel de Fisiologia ou Medicina de 2024, foi atribuído aos cientistas americanos Victor Ambros e Gary Ruvkun pela sua descoberta pioneira do microRNA, um avanço que transformou a nossa compreensão da regulação genética e abriu novos caminhos para a investigação médica e intervenções terapêuticas.

Descoberta do MicroRNA

A descoberta revolucionária do microRNA surgiu da investigação de Ambros e Ruvkun num pequeno verme redondo, Caenorhabditis elegans, no final dos anos 1980 e início dos anos 1990. O seu trabalho concentrou-se em dois genes, lin-4 e lin-14, que eram cruciais para o desenvolvimento temporal do verme. 

Em 1993, publicaram as suas descobertas em dois artigos seminais na revista Cell, revelando que o lin-4 produzia uma sequência curta de RNA que podia ligar-se a sequências complementares no mRNA lin-14, bloqueando efectivamente a produção de proteínas.

Perspectivas sobre a Regulação Genética

A descoberta dos microRNAs revolucionou a nossa compreensão da regulação genética. O trabalho revelou um novo mecanismo pós-transcricional onde sequências curtas de RNA podem ligar-se ao RNA mensageiro, bloqueando efectivamente a produção de proteínas. 

Os microRNAs funcionam como interruptores moleculares, controlando:

- O momento dos eventos de desenvolvimento

- Processos biológicos diversos

- Diferenciação celular

- Metabolismo

Impacto Médico dos MicroRNAs

Os microRNAs têm um papel crucial em vários desafios de saúde, incluindo cancro e doenças cardíacas. Ao influenciar o comportamento celular e a expressão genética, oferecem novos alvos para tratamentos inovadores de condições médicas complexas.

Sobre Victor Ambros e Gary Ruvkun

Victor Ambros nasceu em 1953 em Hanover, New Hampshire, EUA, enquanto Gary Ruvkun nasceu em 1952 em Berkeley, Califórnia, EUA. Ambos foram bolseiros de pós-doutoramento no laboratório de Robert Horvitz. 

Ambros é actualmente Professor Silverman de Ciências Naturais na Universidade de Massachusetts Medical School, e Ruvkun é Professor de Genética no Hospital Geral de Massachusetts e na Faculdade de Medicina de Harvard.

Referências

1. Press release: The Nobel Prize in Physiology or Medicine 2024;

2. These Are the Winners of the 2024 Nobel Prizes. 

Comentários