Números, mensagens e segredos nas redes sociais

E se estes códigos estiverem a ser usados para outros fins?

Despertou-me à consciência para esta matéria, quando acompanhava às tentativas de ocultação de mensagens na cara de um determinado tipo de pessoas, no mesmo grupo das redes sociais. De forma preventiva pensei o quão seria bem sucedida alguma operação ou transmissão de ideias num colectivo, onde as intenções dos membros é bem diferente!

Saiba de alguns códigos que os adolescentes e jovens usam no dia-a-dia para esconder mensagens secretas diante dos adultos. Estes números são mais usados nos países como México ou Brasil, em aplicativos do WhatsApp. Então, com a globalização na nossa cara, a moda pode ter pegue até no nosso país (🇲🇿).

1437: Significa “Eu te amo para sempre”, onde “1” significa “Eu”, “4” significa “Amor”, “3” significa “Você” e “7” significa “Para Sempre”;

737: É usado para dizer “Boa noite” a alguém;

143: Significa “Eu te amo” ou “I love you” em inglês, onde “1” significa “Eu”, “4” significa “Amor” e “3” significa “Você”;

1122: É usado para dar mais energia a alguém;

687: É frequentemente usado por casais que brigaram por algum motivo e significa “Sinto muito”;

14643: Significa “Eu sempre te amarei”, onde “eu” é representado pela letra “1”, “vontade” é representado pelo número “4”, “sempre” é representado pelo número “6”, “amor” é representado pelo número “4” e “você” é representado pelo número “3”;

7375: Significa “Obrigado por me fazer feliz”;

1543: Às vezes, significa “Eu te amo” ou “Eu ainda te amo”;

7642: Para os fonoaudiologos, entendem que significa “não compartilhe essa mensagem com outras pessoas”;

5/5 : "Está tudo bem", conforme o planificado, tudo no ponto, etc. 

Ainda podemos ver outras como por exemplo: 9 da 10 = Novidades, 4U = Para ti, assim como X9 = Fofoqueiro, etc. Aliás, o X9 é uma expressão popular no Brasil, que se refere a uma pessoa que faz denúncias ou entrega informações para as autoridades, geralmente sobre atividades criminosas.

Agora, há um movimento de agitação, que se calhar é à nível nacional, inspirado no artigo 51 da CRM. Nesse caso, sem querer ser parte de mobilizações que carecem de fundamentos ideológicos e uma narrativa inclusiva, a sua abrangência é graças às redes sociais. 

Nesse contexto, imagine se o tal grupo de jovens estivessem a comunicar em códigos desse género, o quão seria subtil as suas acções? Ou melhor, o triunfo das suas acções teria mais cabedal se as inspirações viessem das leis e de mais ferramentas jurídicas para comunicar os percursos estratégicos. E se isso está acontecer, como poderia eu descobrir? 

Fica para reflexão às entidades competentes, pois nos grupos de Whatsapp ou mesmo Facebook, usa-se codificação para transmitir mensagens sobre revolução ou qualquer outro movimento que intencione alguma mudança da ordem social ou exegeros de exercício cívico e de cidadania ou mesmo para fins maliciosos.

Impactos negativos. 

É característico haver muita inteligência e criatividade ao mesmo tempo, alguns contornos e objectivos que levam a usar os códigos como estes, mas deixam a desejar no ponto de vista moral e humano, quando não é para o bem. É muita energia gasta para tanta malevolências, infelizmente. 

Uma vez que através disso, muita gente está sendo traída, traficada, apagada, etc. No entanto, há que se estar atento às comunicações dentro dos grupos onde fazemos parte ou nossos queridos fazem parte. Aliás, a codificação sobre suas variadas denominações é a linguagem eficaz nas conspirações e traições.

Por outro lado, pode ser por pura preguiça, pouco domínio da escrita ou ainda um outro motivo que obriga às pessoas usarem números e letras de incomum e não convencional, de modo a flexibilizar a comunicação, se calhar. Caso da troca de SMS entre pessoas. 

Em todos os casos, paz, amor, sabedoria e tolerância são os meus votos para todos leitores e cidadãos moçambicanos. Que usemos os códigos para desenvolver a intelectualidade humana e dos moçambicanos e uma breve, emergente e ousada mudança de mentalidade.

E porque não aceitar a carta do Musk, face à sugestão de uma pausa nos investimentos para o desenvolvimento da Inteligência Artificial!? 

Saudações

Tete, 28 de Março de 2023

Subscreva-se para mais actualizações

Comentários