O que é que se sabe sobre a Ponta de Cabo Delgado!

Fonte: o Autor. Marco da Ponta Cabo Delgado. 

Enquanto recrudesce o terrorismo em pleno Março de 2024, chegou-nos um insight pela visita ao ponto que dá nome a Província de Cabo Delgado. Trata-se da Ponta de Cabo Delgado. Que é um promontório rochoso que se encontra na península de Quionga em Quiuía, no distrito de Palma (Namoto), no extremo norte de Moçambique, próximo à fronteira com a Tanzânia. 


Esta região faz parte da província de Cabo Delgado, que recebeu este nome justamente por causa deste cabo. A data da nossa visita, finais de Fevereiro e início de Março de 2024, única coisa que sobrava era uma estrutura, marco ou vestígios de cimento e arreia sobre as rochas que teimam em desaparecer. 


O resto estava degradado e degradando-se cada vez mais, sem cuidados e com tamanha aparência de desaparecimento breve. Devia se fazer algo, até veio a ideia de uma campanha de angariação de fundos ou recursos para restauração e possível revitalização.


Mas, com o terrorismo em alta… além a precária via de acesso até lá, quem se importa? Aliás, há que povo interessa esse ponto histórico: moçambicanos ou portugueses? Sendo assim, sem alguma intervenção para os efeitos de manutenção, continuará sendo uma ideia, até o fim das hostilidades, talvez, faça parte das agendas obras de reabilitação do local e reconstrução do marco. 


Historicamente, foi ali que os portugueses chegaram pela primeira vez em 1505. Com a questão de terrorismo nas mediações, a região também foi palco de uma longa guerra de guerrilha contra o domínio colonial português. 


Ao lado do marco, a escassos metros, está um farol, denominado por “Farol de Cabo Delgado”. O farol foi construído em 1931 e é um dos mais importantes da costa moçambicana. Embora actualmente, pareça fazer parte da lista dos esquecimentos.

Fonte: Autor. Farol Cabo Delgado.



05 informações relevantes sobre a Ponta de Cabo Delgado

1º. Localização estratégica

Está localizada na ponta mais setentrional de Moçambique, avançando para o Oceano Índico. Esta posição geográfica conferiu-lhe grande importância histórica para a navegação e o comércio marítimo.


2º. Marco histórico

(Existe) um marco de pedra neste cabo que assinala o ponto extremo norte de Moçambique. Este marco deu origem ao nome da província de Cabo Delgado. Veja na foto. 


3º. Importância histórica

A Ponta de Cabo Delgado foi um local estratégico para os Navegadores árabes primeiro e posteriormente os portugueses durante o período das grandes explorações marítimas. Foi um ponto de paragem e reabastecimento nas rotas comerciais para a Índia e o Extremo Oriente.


4º. Riquezas naturais

A região é rica em recursos naturais, como gás natural, que tem sido explorado recentemente por empresas internacionais de energia. Que dentre as quais, a mais famosa é a Total, o ponto de discórdia em termos de benefícios que trás ou trará para Moçambique, sem mencionar a população local de onde estão os furos de gás. 


5º. Áreas protegidas

Nas proximidades da Ponta de Cabo Delgado, encontram-se algumas áreas naturais protegidas, como o Parque Nacional das Quirimbas e a Reserva Especial de Quirimbas, que abrigam uma rica biodiversidade marinha e terrestre.


Bem, dessa forma, a Ponta de Cabo Delgado é um local historicamente significativo para Moçambique, embora pareça se ignorar bastante, com uma localização estratégica e riquezas naturais, tendo dado nome à província onde está situada. Razão que lhe valeria tanta atenção. 


É realmente uma região fascinante de Moçambique, com grande importância histórica e belezas naturais. As suas paisagens deslumbrantes, a sua rica biodiversidade e a sua história fazem com que seja um local único e especial. A Ponta de Cabo Delgado é um destino turístico pouco conhecido, mas que tem muito a oferecer aos visitantes. 


Caro leitor, se está procurando um destino turístico único e especial, a Ponta de Cabo Delgado é o lugar perfeito na Vila de Palma. Apesar de tal diversidade, especular-se, haver poluição devido às operações de exploração do gás e ainda haver focos de terrorismo, que suicita receio e medo.

Fonte: Autor. Vestígio que sobra do Ponto da Ponta Cabo Delgado
A equipe
O Verbalyzador Explore

Comentários