Afectado pelo atraso salarial? Confira algumas opções que podem ajudar

Algumas sugestões para desanuviar o sufoco

Às vezes, parece intolerável ser pacifico nos caso de atraso dos vencimentos, sem sequer algum aviso prévio sobre o facto ou pelo menos alguns esclarecimento abrangente e um pedido de desculpa derradeiro pelos transtornos. 

Além de dorial ainda quando aparecem em jornais, rádios e televisões declarações e orientações de reitero de continuar a servir com bravura e disciplina, como se essas expressões de apresso confortassem as mentes e pagassem as contas ou anulassem multas de atraso de pagamento de despesas.

Sem dar algum credito a um cidadão que deu a voz numa das televisões privadas, deve ter sido o maior e único consolo para quem não tem direito a reclamar e agora se vê em apuros entre o povo a quem deve servir e o governo, a quem obedece; em alguns casos ainda: abaixo e na mira do inimigo, que é quem todos temem. 

Foi ousadia do tal cidadão expressar a voz dos combatentes. O normal é mesmo a quantidade de manchetes nos jornais e piadas populares em redes sociais, zombando os militares pela falta de pagamento dos seus salários.

Mas não é de lamentações que está publicação surge e chega a si, mas sim, foi pensando em algumas ideias para minimizar essa agonia e reduzir o sofrimento causado por atraso dos salários, talvez para os próximos tempos. 

Pese embora, sempre haver impasses para a realização de algumas actividades em tempos livres, como medida de colmatar a inteira dependência dos ordenados, dado ao caracter da condição militar em si. Mas aqui estão algumas ideias, em casos de alguma abertura.

Algumas sugestões que possam ajudar a ter uma renda extra, e desanuviar algumas tenções causadas pela renda/fonte única.

Falemos das fontes para ter alguma renda extra, enquanto podemos gozar da liberdade de conviver num meio de paz, mas cruel ao nosso bolso, já que ao funcionário honesto o salário voa quando passa pela sua conta corrente. E, às vezes nem chega para poupar e os atrasos geram prejuízos aos planos até arruínam a ideia de existir um remanescente.

De facto as consequências são muitas não importa agora mencionar que parte da reputação da imagem por incumprimento de prazos fica manchada e vão até à exclusão e redução de qualidades para fazer parte de alguns grupos na sociedade onde vivemos. Então, falemos das soluções que partem da ajuda de resolução de pequenos, quase insignificantes problemas que as pessoas enfrentam até a gestão dos grandes transtornos sociais.

Dedico esta publicação exclusivamente, aos militares de Moçambique, que encarecidamente se dedicam à defesa da pátria, mas pode ser mais útil ao público em geral, obviamente. Infelizmente, duvido que estás sugestões se apliquem aos que estão empenhados. Que Deus os proteja!

Enquanto enfrentava a profunda dificuldade da vida e tentava superar o trauma de não ter muita sorte em investimentos e negócios para ter uma renda extra e aliviar a dependência financeira ao vencimento, fui buscando minuciosamente algumas opções vendidas pelos Coachs dos nossos dias,  e, recapitular as outras que tentei e só me faltou sorte, no sentido de evitar me mergulhar na insignificância, impotência e imponência típica de não se sentir valorizado, consequentemente perder a autoestima, cair na depressão e …suicidar-se.

São sugestões valiosas para quem tiver visão e coragem de encarar como desafio e decidir sair da sarjeta, podem ajudar. Se calhar sirva melhor para os outros e porque não partilhar para eles? Então me dei tempo de compilar e partilhar, embora não tenham dado certo para mim, faço fé que haja alguém mais ousado, esperto e que queira experimentar seriamente ou na desportiva, e se safar das lamentações e murmúrios.

Lamento muito saber que há quem está pior do que eu, passando por dificuldades financeiras extremas. Tentarei fornecer algumas sugestões que possam ajudá-lo a sair da pobreza e a se tornar menos dependente do salário do Aparelho do Estado. Se funcionaram onde vi, pode dar certo consigo, acredite e vamos conferir:

1.  Procure por outras fontes de renda: como?

Considere encontrar outras maneiras de ganhar dinheiro além do seu trabalho como militar nas horas vagas. Pode ser uma actividade secundária que possa ser feita durante o tempo livre, como vendas de produtos ou serviços, ou investir em negócios de pequena escala, como venda de comida, limpeza de roupas, imoveis (sofás) ou reparação de electrodomésticos. E se não tem nenhum conhecimento de como fazer isso?

 

2.  Busque treinamento e qualificação:

Adquirira novas habilidades e qualificações depois da hora de expediente, há instituições privadas que dão e ensinam alguma coisa básica que poderá ajudá-lo a encontrar novas oportunidades de emprego e ganhar mais dinheiro. 

Considere por exemplo como fazer cursos de capacitação ou de formação técnica em áreas em que tenha interesse (culinária, carpintaria, serralharia, canalização, electricidade, pedreiro, etc.). Uma das estratégias para tal é se oferecer ou se fazer passar por ajudante de um amigo, familiar ou conhecido, colega, etc. que saiba sobre o assunto.

Aproveite o tempo livre de forma proactiva e não se limite em assistir TV, rolar o ecrã do Smartphone nas redes sociais de ponta-a-ponta, pois isso empobrece a si, sua família e ao Estado e enriquece as BigTechs que nem tem responsabilidades sociais no seu país. A melhor forma de relaxar é fazer o que gosta e poder ganhar alguma moeda com isso.

3.  Corte despesas desnecessárias:

Parece maluquice, mas o valor de poupar ou que serviria para aguentar a cobrir o momento em que o salário atrasa, poderia advir do corte racional das despesas desnecessárias. Não compre por impulsão, neste ano, a racionalidade deve estar ao rubro. Apenas o necessário, é um ano difícil. Então, analise seus gastos mensais e corte despesas desnecessárias para economizar dinheiro. Considere reduzir seus gastos com alimentação, transporte ou lazer☻.

4.  Considere obter um empréstimo:

Ter divida não é mau, mas para que dever, eis a questão. Queira precise de dinheiro para começar um negócio, por exemplo ou investir em uma qualificação, considere obter um empréstimo de uma instituição financeira, formal ou informal, desde que com termos e condições não sufocantes. Certifique-se de entender os tais termos e condições antes de tomar um empréstimo e tenha um plano claro para pagá-lo (caso o salario cair ou a partir dos lucros – melhor ainda).

5.  Procure ajuda do governo ou de organizações não-governamentais:

Companheiros, há alguma ilegibilidade nisso? Verifiquemos antes o estatuto e outras ferramentas disciplinares da condição militar, há alguma vacatura o qual se pode explorar e suprir despesas das nossas famílias e dependentes.

Verifique se há programas governamentais ou de organizações não-governamentais que possam ajudá-lo a encontrar trabalho extra em conformidade com a lei e condições de prestação ou a obter treinamento. Em Moçambique, existem programas de apoio ao empreendedorismo, que oferecem capacitação e financiamento para projectos de negócios.

6. Agricultura ou agropecuária caseira

Actividade agrícola de pequena dimensão, a considerada caseira, pode ajudar a contornar e melhorar a nossa renda de tempos em tempos. As hortas no fundo do quintal, para os que tem algum espaço ou mesmo explorar as técnicas inteligentes como aquaponia e entre outras, para o cultivo de verduras e legumes. 

Por outro lado, há uma tendência de criação de frangos até mesmo de peixes em cativeiros, mas é mais fácil criar as galinhas cafreal, suínos, etc. Basta querer, a vontade faz-nos descobrir meios possíveis de fazer essas criações dentro dos nossos quintais para a nossa alimentação e vender.

Espero que essas sugestões sejam úteis para você, que se vê humilhado, impotente e desprezado. Lembre-se de que é importante ser persistente e trabalhar duro para alcançar seus objectivos, mas sem interferir nas questões de serviço militar, pois mais que uma profissão é um dever patriótico e que é uma honra fazer parte do corpo. Por outro, fixe o objectivo ignore as circunstâncias de falta de isto ou aquilo.

Aliás, o que falta é dinheiro para a prossecução dessas sugestões? Então confira ALGUMAS SUGESTÕES QUE NÃO REQUEREM GASTOS SIGNIFICATIVOS DE DINHEIRO. Caso não bastem estas, Boa sorte e prospere!

Pode lhe interessar:


Comentários