SEM ARMA NEM FACA: Até quando a fé será negócio?

Vídeo viral mostra homem ajoelhado a beijar pés enquanto amontoa notas

Numa rua movimentada de uma cidade nigeriana, no dia 11 de Outubro de 2026, um homem de camisa branca ajoelha-se diante de desconhecidos. Beija-lhes os pés, asperge líquido de uma garrafa, recolhe notas e mais notas. À sua frente, sobre uma caixa de som, cresce uma montanha de nairas — verdes, castanhas, sujas de suor e de chão. À volta, a multidão observa, filma, alguns riem, outros entregam mais dinheiro. Não há arma. Não há faca. Há apenas um microfone, uma Bíblia e a convicção de que Deus recompensa quem dá.

O vídeo, que circulou amplamente nas redes sociais, captou mais de 46 mil visualizações em poucas horas e gerou centenas de reações. Uns veem milagre. Outros, teatro. Muitos, simplesmente, reconhecem o cenário: a fé transformada em espectáculo de submissão e de extracção.

Este não é um caso isolado. É o retrato de uma prática que se espalhou pelo continente como uma praga bem-vinda. O pastor de rua, o evangelista de esquina, o “homem de Deus” que promete bênçãos materiais em troca de oferta imediata. O método é antigo e eficaz: humilhar-se publicamente para elevar o outro, criar um teatro de gratidão extrema, misturar o sagrado com o dinheiro e deixar que a vergonha e a esperança façam o resto.

A pobreza é o terreno fértil. Quando o estômago ruge e o emprego não chega, a promessa de “Deus vai abrir as portas” soa mais alta do que qualquer discurso racional. A Bíblia, usada seletivamente, vira manual de marketing. Versículos sobre dízimo e oferta são lidos como contratos: dá e receberás. O microfone amplifica a emoção. A multidão faz o resto. Quem não der sente-se menos crente, menos abençoado, menos digno.

Mas a pergunta que ecoa depois de se ver o homem a beijar sapatos sujos enquanto as notas se acumulam é simples e dolorosa: até quando vamos aceitar que a fé seja reduzida a esta performance? Até quando vamos chamar de “obra de Deus” aquilo que parece, em muitos casos, exploração sofisticada de gente cansada?

Não se trata de negar a espiritualidade. O povo africano tem uma relação profunda e legítima com o sagrado. A fé tem consolado, unido e dado sentido em tempos de guerra, fome e abandono estatal. O problema começa quando essa fé é sequestrada por quem transforma o altar ou a rua num balcão de negócios. Quando o “homem de Deus” precisa de montanhas de dinheiro no chão para provar a sua unção. Quando a humildade se torna espetáculo e a oferta deixa de ser livre para se tornar obrigação emocional.

Há algo de profundamente desequilibrado neste ritual. O que se vê não é apenas generosidade. É, muitas vezes, desespero disfarçado de devoção. É o pobre a entregar o pouco que tem a quem já tem muito, na esperança de que o ciclo se inverta. É a crença de que Deus precisa de notas sujas para agir. É a normalização da ideia de que a salvação e a prosperidade têm preço.

Enquanto isso, as verdadeiras perguntas ficam por fazer. Por que é que, em sociedades onde a religião é tão presente, a pobreza continua tão teimosa? Por que é que o mesmo povo que enche igrejas e praças com ofertas continua a enfrentar hospitais sem medicamentos, escolas sem professor e ruas sem emprego? Será que a fé está a ser usada para adormecer a exigência de justiça, de boa governação, de responsabilidade coletiva?

O microfone e a Bíblia não são inocentes. Nas mãos certas, são instrumentos de libertação. Nas mãos erradas, tornam-se ferramentas de controlo. O homem ajoelhado no vídeo pode acreditar sinceramente no que faz. Muitos dos que entregam dinheiro também. Mas a sinceridade não isenta a prática de crítica. E a crítica não é ataque à fé. É defesa da dignidade.

É preciso despertar. Não contra Deus, mas contra aqueles que usam o nome de Deus para acumular no chão o que deveria estar nas mãos de quem precisa. É preciso perguntar, sem medo: se a bênção depende de montanhas de dinheiro, que tipo de Deus estamos a servir? Se a fé exige que se beijem pés em público para provar humildade, que tipo de liberdade estamos a construir?

A África não precisa de mais espetáculos de submissão. Precisa de consciências despertas, de líderes honestos (religiosos ou não) e de um povo que deixe de entregar o seu futuro em notas amontoadas no chão. O microfone pode continuar. A Bíblia pode continuar. Mas o teatro da exploração tem de acabar.

Porque sem arma e sem faca, o roubo da esperança é ainda mais perigoso. E o povo que continua a ajoelhar-se diante dele, mesmo sem o perceber, continua a ser o maior perdedor.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

O REGISTO QUE O AMANHÃ NÃO PERDOA

CASADAS EM CASA, SOLTEIRAS NO SERVIÇO

NEM SEMPRE O QUE PAGAS É O QUE RECEBES.