LEÃO DE NACALA (traduzido) Sobre a exportação do Feijão Bóer

 "LEÃO DE NACALA", _MOÇAMBIQUE_ 

Meu nome é Jignesh Bhansali e sou jornalista investigativo baseado em Mumbai. Ao longo do último ano, tenho observado uma história a evoluir entre Moçambique e a Índia. No início, tratava-se de soja geneticamente modificada que a Índia proibiu; e depois sobre os rumores de apreensões de colheitas de feijão bóer em Moçambique em 2022, segundo as quais as libertações só aconteciam com grandes somas de pagamento para contas bancárias offshore.

Ao aprofundar, encontrei todas as investigações que conduziam a um grupo chamado Royal Plastic, com sede na cidade portuária de Nacala. O grupo é liderado pelo seu presidente Hasnain Mamadetaki. Tentei durante vários meses contactar o Sr. Hasnain para uma entrevista, mas não tive sucesso.

A partir de 15 de Dezembro de 2023, a única pessoa a quem foi concedida permissão para exportar feijão bóer de Moçambique foi a Royal Plastics e os seus parceiros. Exportadores como o Export Trading Group (ETC), normalmente o maior exportador de feijão bóer em Moçambique, também foram bloqueados. 

O Governo Indiano tentou levantar a proibição de exportação, mas não conseguiu, prejudicando as relações entre a Índia e Moçambique. Prevalecem os rumores de que a Índia suspenderá o memorando de entendimento de 200.000 toneladas entre as duas nações assinado durante a visita do Sr. Narendra Modi em julho de 2016.

Como surgiu a notícia no dia 16 de Dezembro de 2023 no AGRI WORLD, que o director do Ministério da Economia e Finanças, nomeadamente Max Tonela, anunciou "a liberalização imediata da exportação de feijão bóer para a Índia e gratuita para todos".

Esta foi a minha oportunidade de tentar falar com o Sr. Hasnain fazendo-se passar por importador de feijão bóer da Índia, consegui marcar um telefonema e esta é a minha entrevista com o feijão bóer de Moçambique:

JB: Então você é um dos maiores exportadores de Moçambique.

DON: Sim, ganhei muitos prémios e sou o maior exportador de Moçambique.

JB: Compramos da sua empresa nos últimos anos e as remessas sempre foram pontuais.

DON: Meu irmão, somos profissionais diferentes de outros em Moçambique.

JB: Sim, infelizmente, compramos da ETG e eles ainda não enviaram minha carga.

DON: "risos", eles nunca serão enviados.

JB: Eles não são uma empresa grande e respeitável?

DON: ETG são ladrões e vou expulsá-los de Moçambique.

JB: Mas eles garantiram-me que agora têm permissão do governo central. Ouvi dizer que um ministro também veio dar permissão.

DON: "Fica com raiva". Irmão, não dê ouvidos às besteiras que você ouve. Eu sou o Leão de Nacala. Eles nunca enviarão nada e nenhum ministro poderá permitir exportações sem a minha permissão. O governo não se moverá sem a minha permissão. Eu controlo a Frelimo. Ninguém em Moçambique pode contrariar-me. Sem o meu apoio ninguém será escolhido para ser presidente de Moçambique. Não perca seu tempo com essas pessoas.

JB: Ouvi dizer que o governo indiano está a exercer muita pressão sobre Moçambique...

DON: "raivoso xinga em Hindi". A Índia não tem poder sobre nós; eles fazem suas próprias políticas. e nós fazemos as nossas! Eles não podem ditar coisas para nós. Moçambique não é colónia de nenhum país!

JB: Obrigado senhor pela atualização e agradeço seu tempo.

***

Essa foi uma conversa curta e breve com o presidente da Royal Plastic, Sr. Hasnain. Pude ouvir a raiva que ele sente pelo governo da Índia e pude compreender que o poder que ele detém em Moçambique é inquebrável. Com certeza, enquanto digito, esta notícia surgiu novamente de Moçambique no AGRI WORLD: "O tribunal de Nampula SUSPENDEU mais uma vez a EXPORTAÇÃO DE ERVOR DE POMBO PARA A ÍNDIA." Não sei como tudo isto vai acabar, mas uma coisa é certa, a relação entre a Índia e Moçambique irá certamente deteriorar-se.

Fonte: Agri Talk Edição 52 | Dezembro de 2023 (Traduzido automaticamente do Google). 

Junte-se a nós:👇

https://chat.whatsapp.com/Ifc5k4JQVHn2FEuUcjcDtB 

Siga-nos:👇🏽

https://whatsapp.com/channel/0029VaDHBdyBPzjghbRNbD0t



Subscreva-se para mais novidades

Comentários