PRESA POR VESTIR A PRÓPRIA PÁTRIA
A T-SHIRT DA BANDEIRA QUE ASSUSTOU A POLÍCIA DO QUÉNIA
O patriotismo popular virou suspeita.
![]() |
| Uma mulher queniana critica a polícia depois de dizer que foi presa por usar uma camiseta com a bandeira do Quênia. |
Uma mulher queniana foi detida em Nairóbi depois de circular com uma t-shirt estampada com as cores e o desenho da bandeira nacional. O vídeo em que ela critica a polícia circulou com força a 22 de setembro de 2026, alcançando centenas de milhares de visualizações. Ela afirma que não estava em manifestação: apenas caminhava no seu país. A polícia, segundo a mesma, associou a peça de vestuário a protesto ou vandalismo.
O caso remete a um episódio de maio de 2026, durante protestos contra o aumento dos combustíveis, em que uma jovem vestida com a bandeira foi apresentada no tribunal de Kibera acusada de danificar veículos — acusação que ela rejeitou em público, perguntando que viaturas tinham sido vandalizadas e por que o Estado prende quem exibe o próprio símbolo nacional.
A lei queniana, nomeadamente o National Flag, Emblems and Names Act, regula o uso comercial e o desrespeito à bandeira. Usar as cores como roupa quotidiana, porém, é prática comum. O que mudou foi o contexto: em clima de tensão social, a bandeira no peito de uma cidadã comum deixou de ser orgulho e passou a ser sinal de perigo para quem detém o monopólio da força.
Aqui começa a pergunta que o fato não responde sozinho. A quem pertence a bandeira?
Em muitos Estados africanos independentes, o símbolo nacional foi herdado como propriedade do palácio e da farda, não como património do povo que o suou. A polícia, formada ainda no molde colonial de controlo de massas, lê qualquer manifestação de identidade coletiva fora do guião oficial como desordem. Vestir a bandeira sem autorização tácita do poder é, para essa lógica, usurpar o que o Estado considera seu. A mulher no vídeo não precisou de cartaz. O tecido no corpo já era declaração. E declarações não autorizadas incomodam.
Há uma ironia cruel. A mesma bandeira hasteada em cerimónias oficiais, em estádios e em viagens presidenciais torna-se suspeita quando desce ao nível da rua, da pele, da caminhada sem escolta. O colonizador ensinou que o nativo podia servir a bandeira, mas não a possuir de forma autónoma. Décadas depois, o reflexo permanece: o cidadão que se orgulha demais, sem pedir licença, é tratado como ameaça. Os comentários que acompanharam o vídeo não mentem. Falam de mentalidade colonial incrustada, de polícia que vê protesto em qualquer cor nacional, de um país onde ser patriota demais pode custar a liberdade.
Isto não é só Quénia. É o espelho de uma África que ainda não resolveu a tensão entre Estado e nação. O Estado tem o aparato. A nação tem a memória e o sentimento. Quando o aparato prende o sentimento, revela medo. Medo de que o povo descubra que a bandeira não precisa de despacho ministerial para existir no corpo de quem a ama.
A mulher no vídeo não parece vítima quebrada. Fala alto, gesticula, exige que levem recado ao presidente. Essa recusa em baixar a cabeça é o ponto mais perturbador para quem governa pelo hábito da obediência. Uma t-shirt não derruba governos. Mas uma t-shirt que obriga o Estado a explicar-se já desloca o eixo. Deixa de ser “quem mandou vestir isso?” e passa a ser “quem mandou prender quem veste o que é seu?”.
O patriotismo de cima para baixo é fácil. É hino, parada e discurso. O patriotismo de baixo para cima é incómodo porque não pede palco. Anda na calçada, entra no autocarro, aparece no mercado. Quando a polícia o confunde com motim, admite que perdeu a confiança no próprio povo.
A bandeira não é propriedade do ministério do Interior. É o resumo visual de uma história coletiva — sangue, terra, esperança e falhas. Prender alguém por a trazer no peito é confessar que o Estado já não se reconhece no povo que deveria representar. E um Estado que teme a sua própria bandeira no corpo de uma mulher comum já revelou mais do que qualquer relatório de direitos humanos.
A pergunta que fica, para o Quénia e para todos nós, é simples e antiga: a pátria é de quem a governa ou de quem a veste sem medo?
Por Lino TEBULO


Comentários
Enviar um comentário